Projeto inovador em oftalmologia recebe prémio europeu de investigação clínica .

Este prémio foi anunciado na abertura oficial do Congresso Anual do EURETINA – Sociedade Europeia de Retina, o principal evento mundial nesta área.

O EURETINA Clinical Research Award distingue personalidades que conduzem de forma ativa investigação clínica na área da retina médica, que potenciem conhecimento destas patologias e consequentemente a melhoria dos tratamentos disponíveis. O projeto premiado, liderado por Rufino Silva e Inês Laíns, irá permitir à AIBILI desenvolver um estudo inovador que utiliza a metabolómica (análise de pequenas moléculas em amostras biológicas), para identificar marcadores de progressão da degenerescência macular da idade (DMI).

A DMI é uma das principais causas de cegueira a nível mundial. Atualmente, não é possível prever de forma fiável quem são as pessoas com DMI que vão progredir para as formas avançadas, que levam a cegueira causada por esta doença. Este estudo vem colmatar essa falha e contribuir para identificar possíveis alvos terapêuticos para desenvolver novos medicamentos para a DMI.

Este projeto vai ser desenvolvido em colaboração com o Massachusetts Eye and Ear (MEE)/ Harvard Medical School em Boston, nos Estados Unidos, onde Ines Laíns é também investigadora. “É com grande satisfação que recebo este prémio Europeu que realça a qualidade e carácter inovador da investigação em oftalmologia que temos vindo a realizar”, afirma Rufino Silva. Para Inês Laíns, este reconhecimento “constitui uma oportunidade única para dinamizar um projeto pioneiro na área da degenerescência macular da idade e reforçar a colaboração entre a AIBILI e o MEE”.

 

Fonte: “ABILI – Associação para Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem”, outubro 2022